.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 

ATLETISMO NO SPFC

Começou a ser praticado no clube no ano de 1943. Até a década de 70, o São Paulo tinha uma equipe completa, com atletas em todas as provas do programa atlético. No início dos anos 80 houve uma reformulação e foram mantidos apenas os atletas que disputavam as provas de corrida de média e longa distância, em pista de rua.

Durante todos estes anos, o SPFC acumulou inúmeros títulos por equipe e individual, mantendo sempre sua representatividade nas principais competições nacionais. Dentre os títulos estão o de campeão de 1º Troféu Brasil de Atletismo, em 1944, e os sete seguintes até 1951. As láureas máximas do atletismo Tricolor, foram os dois recordes mundiais do salto triplo, por Adhemar Ferreira da Silva, nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e no Pan-americano do México, em 1955, simbolizados nas duas estrelas douradas que enfeitam a bandeira do clube.


Também está entre os destaques José João da Silva, que foi bicampeão da São Silvestre, em 1980 e 1981. Dietrich Gerner, o maior técnico de atletismo de todos os tempos do Brasil, que treinou Adhemar. Outros grandes atletas também representaram as cores do clube com grande êxito: A mais recente conquista da modalidade foi a de Campeão Brasileiro Adulto de Cross Country, obtida dia 03 de fevereiro deste ano, pelo atleta Wellington Correia Fraga, que tem sido destaque nos últimos anos. Em 2002, Wellington estará disputando campeonatos Sul-americanos e Mundiais, na modalidade Cross Country.

Além disso, a equipe principal, composta por 12 atletas, estará participando das seguintes competições:

- Campeonato Estadual Adulto de Atletismo;
- Troféu Brasil de Atletismo (adulto);
- X Maratona Pão-de-Açúcar de Revezamento;
- III Maratona BR de Revezamento;
- Copa Brasil de Cross Country;
- Maratona Internacional de São Paulo;
- Volta Internacional da Pampulha;
- Circuito Corpore de Corridas, incluindo a Meia Maratona de São Paulo;
- Prova Pedestre Sgt. Gonzaguinha;
- Corrida Internacional de São Silvestre.

O ATLETISMO
A importância do Atletismo advém, em primeiro lugar, de sua própria história, análoga à do próprio homem. É chamado, por isso, de esporte natural ou esporte base, pois sua prática confunde-se com os movimentos essenciais do ser humano. Ser atleta, ou praticante do ATLETISMO, significa portanto, caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na moderna definição, o ATLETISMO é um esporte com provas de pista de campo (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas através do campo, com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
No Brasil, a direção é da CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo, com sede em Manaus (AM). A CBAt é filiada à IAAF, sigla em inglês da Federação Internacional de Atletismo Amador, com sede em Monte Carlo (Mônaco), responsável pelo esporte em todo o mundo.

O ATLETISMO NO BRASIL
O ATLETISMO moderno é disputado desde meados do Século 19 e muitas de suas provas atuais foram disputadas já na Olimpíada de Atenas (Grécia) em 1896. A IAAF foi criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia).
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos - CBD, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas no país. Isto continuou até 1977, quando foi constituída a CBAt. Em 1914, a CBD filiou-se à IAAF e a primeira participação de atletas brasileiros em torneio internacional aconteceu em 1919 quando uma equipe nacional participou do 1º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Montevidéo (Uruguai).

A FORMAÇÃO DA CBAt
O ATLETISMO separou-se da CBD, oficialmente, a 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro (RJ) a CBAt, que veio a funcionar, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 1979. A CBAt manteve-se no Rio de Janeiro até 1994, quando, por facilidades de apoio a seu funcionamento, a sua sede foi transferida para Manaus.
O primeiro Presidente da CBAt foi Hélio Babo (RJ), eleito em janeiro de 1977 e reeleito em 1980. Em janeiro de 1983 foi eleito Evald Gomes da Silva (SP). E em janeiro de 1987 houve a eleição do atual Presidente, Roberto Gesta de Melo (AM).
(Texto extraído do site oficial do SPFC, www.saopaulofc.net)

TÍTULOS DO ATLETISMO
Campeonato Estadual de 1944
Campeonato Estadual de 1945
Campeonato Estadual de 1947
Campeonato Estadual de 1948
Campeonato Estadual de 1949
Campeonato Estadual de 1950
Campeonato Estadual de 1951
Campeonato Estadual de 1952
Campeonato Estadual de 1953
Campeonato Estadual de 1954
Campeonato Estadual de 1955
Campeonato Estadual de 1956
Campeonato Estadual de 1957
Campeonato Estadual de 1961
Campeonato Estadual de 1962
Campeonato Estadual de 1963
Campeonato Estadual de 1964
Campeonato Estadual de 1965
Campeonato Estadual de 1966
Taça Brasil 1945
Taça Brasil 1947
Taça Brasil 1948
Taça Brasil 1949
Taça Brasil 1950
Taça Brasil 1951


• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial