.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1986
DECISÃO

GUARANI 3
SÃO PAULO 3

Guarani: Sérgio Néri; Marco Antônio, Valdir Carioca, Ricardo Rocha e Zé Mário; Tosin, Tite (Vágner) e Boiadeiro; Catatau (Chiquinho Carioca), Evair e João Paulo. Técnico: Carlos Gainete.

São Paulo: Gilmar; Fonseca, Wágner Basílio, Dario Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Pita e Silas (Manu); Müller, Careca e Sidney (Rômulo). Técnico: Pepe.

Gols: Nelsinho (contra) aos 2 min e Bernardo aos 9 min do primeiro tempo. Pita a 1 min, Boiadeiro aos 7 min, João Paulo aos 17 min e Careca aos 28 min da rorrogação.
Local: Brinco de Ouro da Princesa
Data: 25/02/87
Árbitro: José de Assis Aragão
Público: 37.370 pagantes

Time Base: Gilmar, Fonseca, Wágner, Dario Pereyra, Nelsinho, Bernardo, Silas (Manu), Pita, Müller, Careca, Sidnei.
Técnico: Pepe

Campanha: 34 jogos - 17 vitórias, 13 empates, 4 derrotas - 62 gols pró e 22 gols contra.

Faltava apenas um minuto 1 minuto para terminar a prorrogação e o Guarani vencia por 3 x 2 aquela dramática decisão da Copa Brasil de 1986. A bola está no pé do zagueiro Wagner, do São Paulo, que houve um grito desesperado do goleiro Gilmar: "Passa pro Careca que ele resolve". Foi como se a instrução viesse dos céus. Wagner dá um chutão para frente. Pita só desvia de cabeça e a bola cai justamente no pé esquerdo dele, Careca. O artilheiro Careca não perdoa: enche o pé e empata.

Grande parte dos 40.000 torcedores que superlotam o Brinco de Ouro, vai à loucura. Os são-paulinos pressentiram, naquele instante, que a estrela do time na decisão por pênaltys iria brilhar.

Mas o sofrimento começou cedo. Careca foi o primeiro tricolor a cobrar. Ingrata com o goleador, a bola repousa nos braços do goleiro Sérgio Néri. O São Paulo, porém, tinha Gilmar, que defendeu o pênalti de Marco Antônio e teve sorte no chute para fora de João Paulo. Coube a Wagner a missão de efetuar a última cobrança - justo ele, que havia falhado grosseiramente no terceiro gol do Bugre durante a partida e quase desmoronado os sonhos tricolores. Wagner chuta fraco, e mansinho, a bola vai parar no fundo do gol. Pronto o zagueiro estava reabilitado e o São Paulo se consagrava Bi Campeão Brasileiro. Reeditava 1997, quando também fora de casa e também nos pênaltys, cantou de galo sobre o Atlético.


Depois de 120 minutos de legitima emoção - aos 9 do primeiro tempo o jogo já estava 1 x 1 - , o São Paulo o São Paulo escreve seu nome na galeria das máquinas imbatíveis. Comandada pelo pé quente Pepe a engrenagem funcionava perfeitamente com Gilmar, Darío Pereyra, Nelsinho, Pita, Careca, Silas, Müller e, por que não, Wagner. A máquina são-paulina era forte, campeã e soberana. Os felizes tricolores sabiam disso e fizeram a festa, que atravessou a noite de 25 de janeiro de 1987 e invadiu a madrugada. Uma madrugada que amanheceu em vermelho, branco e preto. Veja a seguir a campanha do time na competição.

Frase

"Aquele gol é uma das coisas que não esquecerei até o fim da minha vida. Lembro perfeitamente. Era o final da prorrogação. Não sabia quanto tempo tínhamos para tentar empatar. Mas corríamos atrás. De repente, o Wagner deu um chutão lá da defesa. A bola veio forte, mas não muito alta. Me desloquei e vi o Pita, numa disputa com o adversário, tocar de raspão com a cabeça. Não acreditei. A bola sobrou limpinha para mim. Ela pingou no chão, arrumei o corpo e disparei de perna esquerda. Foi uma explosão. Uma bomba. Vi a bola estufar a rede e a galera vibrar. Saí como um louco enquanto o Sidnei, que já tinha deixado o jogo, tentava me abraçar. Foi o gol mais bonito, mas importante e talvez o momento mais emocionante da minha vida" Careca

PRIMEIRA FASE

Coritiba 0 x 1 São Paulo
Sobradinho 1 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 1 Bangu
São Paulo 4 x 0 Ceará
São Paulo 0 x 0 Internacional
Sampaio Corrêa 0 x 4 São Paulo
São Paulo 3 x 2 Fluminense
Operário-MS 1 x 2 São Paulo
Remo 0 x 2 São Paulo
São Paulo 3 x 2 Sport
Ponte Preta 0 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Santos
São Paulo 2 x 0 Bangu
São Paulo 1 x 1 América-RJ
Palmeiras 0 x 0 São Paulo
Joinville 0 x 0 São Paulo
Treze 1 x 0 São Paulo
São Paulo 5 x 0 Botafogo
Santos 0 x 0 São Paulo
América-RJ 0 x 0 São Paulo
São Paulo 4 x 1 Treze
Botafogo 0 x 0 São Paulo
São Paulo 6 x 1 Ponte Preta
Palmeiras 2 x 2 São Paulo
São Paulo 5 x 0 Joinville
Bangu 1 x 0 São Paulo

OITAVAS DE FINAIS

Inter-SP 2 x 1 São Paulo
São Paulo 3 x 0 Inter-SP

QUARTAS DE FINAIS

Fluminense 1 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Fluminense

SEMI-FINAL

São Paulo 1 x 0 América-RJ
América-RJ 1 x 1 São Paulo

FINAL

São Paulo 1 x 1 Guarani
Guarani 3 x 3 São Paulo


• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial