São Paulo quer eliminar ‘síndrome da gangorra’
22/08 - 10h57
Rogério Ceni está incomodado com a gangorra são-paulina no Brasileirão
Depois de vencer o Atlético-PR por 3 a 1 e fazer a lição de casa, o São Paulo quer acabar com uma incômoda “brincadeira” no Brasileirão. Há nove rodadas que o time está em cima de uma gangorra no torneio. Ora ganha, ora perde ou empata.
As últimas vitórias consecutivas no torneio foram em julho, quando o Sampa venceu Palmeiras (2 a 1) no Morumbi, Vitória (3 a 1) fora e Botafogo (2 a 1) em casa. Desde então a equipe não sabe mais o que é vencer duas vezes seguidas.
Por conta disso, o time ficou distante do líder Grêmio na classificação. Na rodada passada, por exemplo, falhou em Porto Alegre e viu o adversário aumentar a sua diferença para 11 pontos. A dificuldade de vencer longe do Morumbi tem atrapalhado a tão esperada arrancada, fato que ocorreu de maneira positiva nas últimas duas temporadas.
O sexto, quinto e o quarto lugar têm sido as posições mais freqüentes do atual bicampeão brasileiro em 2008. Restando 17 jogos, não dá mais para esperar o embalo. O sobe e desce da gangorra têm de acabar já!
– Quando a gente encontrar o equilíbrio para jogar dentro e fora de casa, vamos melhorar na classificação. Vencer o Atlético-PR era a nossa obrigação. Agora, precisamos fazer o que fazíamos bem antes, que é ganhar fora. Infelizmente, depois que arrancamos no Morumbi, passamos a ir mal longe de casa. E isso faz muita diferença – avisou Rogério Ceni.
Depois de ficar no lado elevado da gangorra na última rodada, o São Paulo terá de impedir uma nova queda no próximo domingo, na partida fora de casa contra o Coritiba – que está logo atrás dele na tabela – com 35 pontos. Do contrário, o time vai perder posições mais uma vez. Aí, até o G4 passará a ficar complicado.
O Sampa não ganha uma partida como visitante desde o dia 16 de julho, quando bateu o Vitória em Salvador por 3 a 1. Desde então, o máximo que conseguiu foi um empate com o Figueirense (1 a 1). Contra Internacional (2 a 0), Fluminense (3 a 1) e Grêmio (1 a 0), o time não jogou bem e deixou o campo derrotado.
– Quem quer ser campeão precisa ganhar fora. Para isso, a equipe tem de estar entrosada. E não estamos conseguindo fazer isso porque tivemos muitos problemas até agora. Jogadores importantes foram para Pequim (Alex Silva e Hernanes), outros se machucaram (Borges e Miranda). Tudo isso tem interferência – defendeu-se Muricy Ramalho.
Se o problema é elenco, o técnico está otimista para a fase final do campeonato. Até aqui, nenhum jogador foi negociado com o futebol europeu e, na próxima semana, enfim ele vai estar com todo os jogadores à disposição. Alex Silva e Hernanes retornam após disputa dos Jogos Olímpicos, e Miranda deve voltar aos gramados no final de semana, após quase dois meses recuperando-se de uma entorse no joelho esquerdo, sofrida na derrota para o Náutico por 2 a 1, no Recife, no dia 9 de julho.