.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
CAMPEÃO RIO - SÃO PAULO DE 2001
O ano de 2001 começou com mudanças no comando Tricolor. O treinador escolhido foi Oswaldo Alvarez, o Vadão. Logo em sua primeira competição, Vadão ajudou o São Paulo a conquistar o inédito título do Torneio Rio-São Paulo.

O time apresentou uma campanha regular, quase não se classificando para a fase semi-final. Chegou a ser goleado pelo Fluminense por 5x2, mas graças ao mesmo Fluminense, que empatou com o Corinthians no último jogo da primeira fase, o Tricolor seguiu na competição.

Na semi-final o adversário era o próprio Fluminense. O São Paulo venceu no Morumbi por 1x0. No Maracanã foi derrotado por 2x1 e na decisão por pênaltis, Rogério Ceni garantiu a vaga para a final.

O outro finalista foi o Botafogo-RJ, reeditando a final de 1998. No primeiro jogo da decisão, disputado no Maracanã, uma goleada histórica do São Paulo por 4x1, o que praticamente garantiu a conquista do título.

No jogo de volta, o Morumbi recebeu mais de 70 mil são-paulinos que apoiaram o time mesmo quando estava perdendo por 1x0 até a metade do segundo tempo. Foi aí que brilhou a estrela de Kaká, a nova revelação da equipe do São Paulo. Kaká entrou no segundo tempo e fez os dois gols da vitória tricolor. Ao final do jogo, a alegria da nova geração de garotos foi contagiante. Kaká, Júlio Batista, Jean, Fábio Simplício, Alemão, Renatinho, Júlio Santos, Oliveira.

Após a conquista do inédito título do Torneio Rio-São Paulo, o Tricolor aparecia como o grande favorito ao bi-campeonato paulista. Chegou a liderar o campeonato até as últimas rodadas, quando o impossível aconteceu. O time perdeu quatro jogos seguidos, não conseguindo se classificar entre os quatro primeiros colocados. Terminou na modesta oitava posição. A decisão foi disputada entre Corinthians e Botafogo. O Corinthians conquistou seu 24º título paulista.
Com a saída prematura do Campeonato Paulista, as atenções ficaram voltadas para a Copa do Brasil, na qual o time fazia uma campanha brilhante. Até chegar às quartas-de-final, foram cinco vitórias frente ao Botafogo-PB, Ceará-CE e Vitória-BA. Vale ressaltar a vitória histórica do Tricolor sobre o Botafogo-PB (1ª fase) por 10 x 0.
Nas quartas-de-final o adversário foi o Grêmio. Os gaúchos venceram no Olímpico (2x1) e no Morumbi (4x3). Era o fim em mais uma competição. E era também o fim para o técnico Osvaldo Alvarez (Vadão) no comando do São Paulo.
A outra esperança de retornar à Taça Libertadores seria conquistar a Copa dos Campeões. O Tricolor começou arrasador. Venceu Sport (4x2 e 5x0) e Coritiba (2x0 e 4x1) e chegou à final contra o Flamengo. No primeiro jogo, a fraca atuação da defesa foi responsável pela derrota por 3x5. Na segunda partida o São Paulo precisaria vencer por três gols de diferença. Mas não conseguiu. Mesmo assim, conseguiu uma vitória 3x2 e terminou com uma campanha quase que perfeita. Se não fosse aquela derrota no primeiro jogo...


FONTE: REVISTA SÃO PAULO NOTICIAS


• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial