O futebol jogado não arranca suspiros e pelo contrário, muitas vezes chega a dar sono. Os pontos, porém, estão se acumulando e o São Paulo figura há muito tempo entre os primeiros colocados do Brasileirão.
Podemos dizer que se trata de uma equipe regular em pelo menos dois sentidos. Um time regular no decorrer das rodadas e na qualidade dos jogadores.
O São Paulo não tem grandes destaques além do artilheiro Luis Fabiano e do goleiro Rogério Ceni. Alguns chegam a ser bons jogadores como Fabiano e Adriano. Os demais são apenas regulares.
Exemplo claro dessa falta de destaques pode ser visto quando a imprensa esportiva tenta criar um clima de grande disputa pela vaga ao lado de Luis Fabiano no ataque. A suposta disputa se dá entre os limitados Kléber, Diego Tardelli e Rico.
No entanto, observando fria e atentamente podemos ver que essa "disputa" se deve à total falta de investimento num bom nome para o ataque após a saída de Reinaldo. Afinal, as finanças do clube continuam abaladas, situação que poderá culminar com a saída de jogadores importantes como Luis Fabiano e Fabiano antes mesmo do fim do campeonato, a exemplo do que aconteceu recentemente com Julio Baptista e Kaká.
Os são-paulinos que enxergam o quadro atual teleologicamente* certamente estão satisfeitos com o que o time tem apresentando até aqui. Estão olhando para o horizonte com otimismo e confiança no trabalho que está sendo desenvolvido por Rojas e Milton Cruz.
De outro lado, aqueles tricolores que sempre gostaram de ver um time envolvente e extremamente ofensivo que não raro chegava ao posto de melhor ataque das competições, estão tendo que se adaptar à essa nova realidade usando os pontos conquistados como uma espécie de anestésico.
O fato é que o São Paulo de hoje é um time que pratica um futebol que privilegia a marcação e que depende exclusivamente de um jogador para chegar ao gol. Um time que a conta gotas, de grão em grão, busca a liderança contando muito mais com tropeços de Cruzeiro e Santos do que com grandes jornadas de futebol ofensivo e bem jogado.