.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
Muricy e o "velho papo" ...

Por DARIO CAMPOS (redacao@mauroivan.com.br)


Pronto. Eis que Muricy – o profissional de personalidade, que tem "40 anos nesse negócio" (uma de suas frases preferidas, quando questionado) – demonstrou todo o seu know how ao assumir o Palmeiras, discursando sobre as suas ligações de infância com o novo clube. Faltou apenas dizer: "sou palmeirense desde pequeno".

Na verdade, quem o conhece sabe bem: Muricy, na infância e adolescência, torcia para o Corinthians. Acabou jogando no futebol social do São Paulo, passou para as categorias de base, subiu ao profissional, e, naturalmente, passou a nutrir simpatia e afeto pelo Tricolor. O restante da história – a sua ligação com Telê, o início da carreira de técnico no São Paulo, os títulos brasileiros, os fracassos na Libertadores, até o momento de sua recente demissão – a maioria conhece.

Em linhas gerais, é um sujeito digno, sério, trabalhador (pouco criativo, mas inegavelmente esforçado e persistente), que não se preocupa em manter boas relações sociais quando não simpatiza com alguém, ao mesmo tempo em que é capaz de bajular constrangedoramente aqueles que o apóiam, o que fez reiteradas vezes em relação a Juvenal Juvêncio.

Temos, creio, uma dívida pelo Tri Brasileiro, da mesma forma que Muricy deve ao São Paulo o (inesperado) status de melhor técnico do Brasil.

A dívida de Muricy estende-se a Cuca, Leão e Autuori: o primeiro formou, o segundo aperfeiçoou e o terceiro venceu com um time que antes de 2005 estava na sarjeta e foi entregue a Muricy, em 2006, com um grupo tricampeão mundial. Cá pra nós, ser vice na Libertadores 2006 e campeão brasileiro no mesmo ano foi fácil, porque o time estava prontinho (Lugano saiu no meio do campeonato, mas veio Miranda).

Mérito, houve em 2007, quando Mineiro e Josué (fundamentais) haviam saído e ele teve de reconstruir o meio, colocando para marcar dois jogadores que não eram marcadores de origem. É verdade que ele hesitou muito em colocar Breno, mas foi forçado, por causa das contusões de André Dias e Alex Silva, e Deus nos resolveu um problemão.

Em 2008, uma reação consistente e avassaladora, embora tenhamos de lembrar que o Grêmio nos entregou o Campeonato, além de Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo, que foram se esbarrando e deixando o São Paulo se aproximar.

Muricy é bom. Não é gênio (longe, looooonge disso), mas é capaz de formar equipes compactas, difíceis de se derrotar. Caiu porque este ano o São Paulo não apenas começou mal a temporada (como em 2007 e 2008), mas tornou-se fácil de vencer, por não criar nada e ter-se tornado presa fácil nos contra-ataques, com uma defesa fragilizada, especialmente pela perda de força de marcação no meio-campo e pela incapacidade de Muricy em entrosar um time-base, especialmente nas funções de volante e atacante.

Muricy hesitou e, vendo o relacionamento dos jogadores estagnar, silenciou. Tinha de identificar os focos de atrito e aproveitar sua boa relação com JJ para defenestrá-los do São Paulo: Hugo, que ele tanto defendeu, é um grande exemplo de jogador ruim, que faz intriga e esculhamba a união do grupo.

Muricy disse em sua apresentação ao Palmeiras que "não existe traição" em sua ida para o "Suine Team", uma vez que foi demitido. Concordo. Mesmo que tivesse se demitido, para ganhar mais, seria direito seu, e nada haveria de "imoral" nisso.

Mas é desnecessário que se faça de vítima e diga que não saiu antes "por causa da torcida" (leia-se Organizadas). Além do comovente apoio da TTI, acrescente-se Juvenal a bancá-lo e um salário da ordem de R$ 350 mil aos fatores que poderiam contribuir para sua permanência.

Faltou respeito do São Paulo em relação a ele, sim. Como havia faltado, da primeira vez em que foi demitido, nos idos de 1997, quando Dario Pereyra assumiu. Diretorias de correntes opostas, ambas com ética questionável e semelhante à de qualquer time brasileiro, infelizmente.

Mas Muricy não precisa dar desculpas ou fazer média com nossa torcida, nem com a do rival. Não precisava... mas fez.

Que tenha sucesso sempre, porque é um sujeito honesto - mesmo quando se rende às frases fáceis.

E que se lembre que conheceu a grandeza e o reconhecimento ao assumir o São Paulo Futebol Clube, com um time pronto. Ou há alguém que ache que o salário acima dos R$ 500 mil que lhe pagam hoje é fruto de suas gloriosas campanhas no Náutico e no São Caetano, ou de seu Brasileiro não conquistado em 2005 pelo Inter? (Em tempo: o vice de 2005 deve-se ao esquema Kia, sim, mas também à incapacidade de empatar com o fraco Paraná, na 36ª rodada, e de vencer o desinteressado Curitiba no último jogo. Lembremos que o Corinthians apanhou do Goiás na última rodada e perderia o título se o Colorado tivesse obtido 4 desses 6 pontos).

Para terminar, um desejo: que MR solicite e consiga de Beluzzo a contratação de Hugo, para que se reconciliem. Diego Souza é sondado por times europeus, Pierre também pode sair: Hugo pode fazer as duas funções ao mesmo tempo. E ainda desinfetar as privadas depois dos jogos no Parque Antártica.


Outras colunas:
- "Fanfarra para o homem comum (2007)"
- Em breve...
- Fanfarra para o Homem Comum
- LEÃO SE VAI E, COM ELE, A ESPERANÇA DE VOLTARMOS A SER GRANDES
- Maria Helena
- MOVIMENTO FICA LUGANO !!!!!
- Muricy e o "velho papo"...
- Não Tenho o Direito ...
- O medo alimenta a paixão
- O QUE FALTA AO SÃO PAULO
- Os Músculos de Aquiles
- SÃO PAULO F.C.: UM CADÁVER NOS BASTIDORES
- Silêncio...
- Todas as palavras desaparecem... restam apenas quatro
- Um Agradecimento à Lusa
- Um Dia para Ser Lembrado Eternamente
- Um Segundo Suspenso no Tempo
- YOU´LL NEVER WALK ALONE



Outros colunistas:
 
* CONVIDADOS*
rodrigo@tricolormania.com.br
"As tuas glórias vêm do passado"

 
ANDRÉ DOMINGUES
adomingues@grupoassa.com
Resumo da Quarta-Feira

 
 
ANDRÉ LEONI
aleoni22@aol.com
Loucuras por um ingresso em Santa Bárbara D' Oeste

 
ARTUR FREIRE
fuxo@tricolormania.com.br
Eu acredito...

 
 
BABI
babi_tricolor@hotmail.com
Desabafo de uma torcedora tricolor..

 
BORGES
borges@tricolormania.com.br
2x0. Um resultado perigoso...

 
 
CELSO JARDIM
celso.jardim@uol.com.br
Juvenal, qual é a verdade?

 
DARIO CAMPOS
redacao@mauroivan.com.br
Muricy e o "velho papo" ...

 
 
FABIO MORAES
fabiomoraes2001@bol.com.br
A saga são-paulina frente ao Rosário

 
FABRÍCIO COSTA
fabricio.costa@estrategianet.com
Chivas da argentina? Arbitragem brasileira?

 
 
FERNANDA MANZELLA
manzella@uol.com.br
Já se passaram os primeiros 90 minutos

 
LUIZ ANTONIO
luiz-a.cunha@uol.com.br
A decisão

 
 
MARCELO DELLA BARBA
anaplo@bol.com.br
1931

 
MARCELO IKEDA
marceloikeda@uol.com.br
“UMA NOITE MILAGROSA”

 
 
PAULO PONTES
tricolornaweb@tricolornaweb.com.br
Esquecendo a Libertadores

 
RAFAEL COLLACHIO
rafael@palpiteiros.com
E O CAMPENATO ACABOU

 
 
THIAGO SANCHEZ
thiagosanchez@uol.com.br
Voltamos

 
VÍRUS
virusclubber@hotmail.com
1,2,3 - O desempregado da vez...

 
Digite o conteúdo a ser buscado nas colunas do site:
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial