.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
O presidente mexeu com a camisa

Por CELSO JARDIM (celso.jardim@uol.com.br)


A eleição da nova diretoria está marcada para a próxima semana, encerrando os dois mandatos de dois cada um do presidente Marcelo Portugal Gouveia, o estatuto do SPFC permite que o presidente concorra a uma reeleição.

Marcelo Portugal Gouveia assumiu o clube em abril de 2002, e neste ano conquistou o primeiro título como presidente, o clube foi supercampeão paulista de 2002. Gouveia iniciou uma nova fase no SPFC, a das certeiras contratações de jogadores em um momento em que o mercado é dominado por representantes de atletas, procuradores e agentes de futebol.

Uma das primeiras contratações de Marcelo Portugal Gouveia foi o jogador uruguaio Diego Lugano, que após criticas de oposicionistas do clube e parte da imprensa que consideravam o jogador desconhecido e passaram a chamá-lo de jogador do presidente.

Depois de atuações indiscutíveis e convincentes o zagueiro tornou-se um dos líderes do time além de se consagrar como um dos melhores na posição até sua fama chegar a clubes da Europa, dizem que o jogador tem proposta e pode sair no meio do ano do São Paulo.

No mesmo ano o tricolor acabou a 1ª fase do Brasileirão em primeiro lugar, o último campeonato disputado pelo sistema de classificação, e mata-mata na final, o Santos que foi o 8º colocado acabou desclassificando o São Paulo.
Nos anos seguintes 2003, e 2004, o SPFC ficou entre os três melhores do Brasileirão, colocação que levou a disputar a Libertadores de 2004, caindo na fase de quartas-de-final derrotado pelo Once Caldas. E também a disputar a Libertadores de 2005, quando se sagrou tricampeão sul-americano e tri mundial de interclubes da Fifa.

Com o título de campeão paulista do mesmo ano, o São Paulo conquistou três títulos no terceiro ano da gestão de Gouveia. Junto com a diretoria e principalmente o vice-presidente Juvenal Juvêncio e o superintendente Marco Aurélio Cunha, o São Paulo, ficou reconhecido como um clube de futebol que sabe contratar jogadores, como Cicinho, Josué, Mineiro, Danilo, Júnior, Amoroso, Grafite, e mais recentemente, André Dias, Alex Dias, Lima, Aloísio, repondo rapidamente atletas que foram negociados.

Nos últimos dias de sua gestão a frente do São Paulo, o presidente e companheiros de diretoria contrataram nada menos que o atacante Ricardo Oliveira e o meia Lenílson, considerado a revelação do campeonato paulista para reforçar o elenco na disputa da Libertadores e campeonato brasileiro. Fato reconhecido pela torcida no último jogo do paulista em Mogi Mirim. Que passou todo o jogo cantando e gritando o nome do time embaixo de chuva, e fazendo coro alusivo ao título mundial, “tricampeão”.

Além das conquistas e as acertadas contratações de jogadores, a ampliação da área social do clube, a construção do Centro de Formação de Atletas “Laudo Natel”, em Cótia, foram as grandes marcas de uma administração vitoriosa e consagrada.

Neste período a grande marca de Marcelo Portugal Gouveia foi sem dúvida colocar o time do São Paulo, como o clube de futebol com maior exposição vitoriosa na mídia nacional e internacional.

A camisa do São Paulo segundo dados estatísticos foi a mais vista e mostrada em todos os programas esportivos televisionados e na mídia impressa, em todo o país nos últimos 18 meses. As duas últimas Libertadores, a 1ª taça da Fifa de interclubes e os dois últimos campeonatos paulista.

A confirmação do crescimento da torcida em todo o Brasil se firmando como uma das três maiores, conforme dados obtidos pelos institutos de pesquisas. A média de público nos anos 2004, 2005, e 2006, nos jogos do time na Libertadores da América atingindo a média de 45 mil a 50 mil torcedores. E ainda a tricolor encerrou a participação no paulista como o clube de maior bilheteria e arrecadação de renda entre todos os grandes clubes.

O grande fato marcado pela história na gestão do presidente Marcelo Portugal Gouveia e sua diretoria está além das conquistas e exibição na mídia e telas do tremular das bandeiras e a vibração da camisa do São Paulo, está na “nova estrela” que foi acrescentada acima do símbolo do time, que o presidente honrou durante seus dois mandatos e mexeu com a imensa torcida tricolor.


Outras colunas:
- Ao 'mestre' com carinho
- A banda pode mudar de nome
- A Conquista das 4 Coroas
- A história do clube, a grande parceria do São Paulo
- As estrelas sem luz não brilham
- Juvenal, qual é a verdade?
- Made in S.P.F.C. Brazil
- O “Pibe D’Oro” precisa crescer
- O 2º turno, entre o abismo e o Japão
- O inimigo dorme ao lado
- O Time está com a cabeça enfaixada
- Protesto, 1.500 é muito pouco
- Qual o número da camisa?
- São Paulo busca novos recordes em 2007
- São Paulo faz história na seleção brasileira
- Todos querem ultrapassar o soberano
- Torcida do SPFC consolida posição
- Três clubes conquistam as torcidas no país do futebol



Outros colunistas:
 
* CONVIDADOS*
rodrigo@tricolormania.com.br
"As tuas glórias vêm do passado"

 
ANDRÉ DOMINGUES
adomingues@grupoassa.com
Resumo da Quarta-Feira

 
 
ANDRÉ LEONI
aleoni22@aol.com
Loucuras por um ingresso em Santa Bárbara D' Oeste

 
ARTUR FREIRE
fuxo@tricolormania.com.br
Eu acredito...

 
 
BABI
babi_tricolor@hotmail.com
Desabafo de uma torcedora tricolor..

 
BORGES
borges@tricolormania.com.br
2x0. Um resultado perigoso...

 
 
CELSO JARDIM
celso.jardim@uol.com.br
Juvenal, qual é a verdade?

 
DARIO CAMPOS
redacao@mauroivan.com.br
Muricy e o "velho papo" ...

 
 
FABIO MORAES
fabiomoraes2001@bol.com.br
A saga são-paulina frente ao Rosário

 
FABRÍCIO COSTA
fabricio.costa@estrategianet.com
Chivas da argentina? Arbitragem brasileira?

 
 
FERNANDA MANZELLA
manzella@uol.com.br
Já se passaram os primeiros 90 minutos

 
LUIZ ANTONIO
luiz-a.cunha@uol.com.br
A decisão

 
 
MARCELO DELLA BARBA
anaplo@bol.com.br
1931

 
MARCELO IKEDA
marceloikeda@uol.com.br
“UMA NOITE MILAGROSA”

 
 
PAULO PONTES
tricolornaweb@tricolornaweb.com.br
Esquecendo a Libertadores

 
RAFAEL COLLACHIO
rafael@palpiteiros.com
E O CAMPENATO ACABOU

 
 
THIAGO SANCHEZ
thiagosanchez@uol.com.br
Voltamos

 
VÍRUS
virusclubber@hotmail.com
1,2,3 - O desempregado da vez...

 
Digite o conteúdo a ser buscado nas colunas do site:
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial